Ensaio de Gestante | A Espera da Ana Clara | Ilha do Mel

14 de março de 2017 em
Ver Mais_79A2071

Todas as pessoas que a fotografia traz para minha vida se tornam especiais de alguma forma e algumas delas se tornam ainda mais. Esse é o caso da Cintia e do Chico. Desde dois mil e doze, fotografo “outras famílias da família deles”. A gente sempre se encontra, porque eles são muito queridos, unidos e maravilhosos. Até que em dois mil e quatorze, chegou a vez dos dois. Então nós fomos para a Lapa fazer a e-session deles. Depois veio a cerimônia religiosa e por fim a festa de casamento. Mais dois anos passaram e chegou o momento da gente registrar a espera da Ana Clara, que está vindo aí para trazer ainda mais luz para este mundo.

Seus lindos, na verdade não consigo explicar o tamanho da minha felicidade por poder ter o meu caminho entrelaçado com o de pessoas tão incríveis como vocês. Quando o Chico fala “eu não to vendo nada aqui, mas eu vou porque confio em você” parece que meu coração vai explodir de plenitude. Gratidão imensa por todo carinho e por toda confiança. Obs: Espero que agora você veja (e goste!) do resultado, Chico. Em breve a gente se reencontra.

Continuar lendo

Casamento | Luisa & Alan | Colombo

30 de janeiro de 2017 em
Ver Mais_H8A4192

Primeiro foi o ensaio pré-wedding muito fofo, que fizemos em São Paulo, onde moram. Depois o casamento religioso fofíssimo, aqui em Curitiba. Agora chegou a hora do casamento civil, com direito a uma festa que foi uma explosão de fofura.

Como já contei, a Luísa é daqui e conheceu o Alan quando se mudou para fazer faculdade e lá estava ele no mesmo curso que ela. Sendo assim, eles organizaram as comemorações a mais de quatrocentos quilômetros de distância. Essa informação fica ainda mais surpreendente diante de todos os detalhes tão mimosos desses dois dias. Foi tudo perfeito! Começando pelo making of da Lu, que aproveitou seu dia dando risada na companhia da mamãe e das irmãs. A cerimônia foi muito emocionante, com direito a alianças levadas pelas avós e muito amor em formato de lágrimas rolando no rostinho da maioria dos convidados e dos fotógrafos e cerimoniais. Sobre a decoração e o estilo dos padrinhos nem vou falar nada. Vou deixar vocês verem com os próprios olhos (e já aviso para deixar a pastinha de referências aberta).

Lu e Alan, gratidão por toda confiança e por todo carinho de vocês. Espero que as fotos consigam contar essa história com muito amor e delicadeza.

Continuar lendo

Casamento | Luísa & Alan | Curitiba

18 de janeiro de 2017 em
Ver Mais_H8A2259

A Luísa e o Alan já apareceram por aqui, no ensaio fofo deles, que fizemos lá em São Paulo, onde moram. Agora é a vez da cerimônia de casamento religiosa. Foi um momento bem intimista, só para a família e os padrinhos, mas não deixou de ser lindo e muito emocionante. Pelo contrário – os abraços, sorrisos e lágrimas dominaram a capela.

Fico aqui torcendo para gostarem muito do que tem aqui embaixo, porque é só um aquecimento. No dia seguinte teve uma super festa, que logo aparecerá também.

Continuar lendo

Ensaio de Gestante | A Espera do Vicente | Curitiba

10 de janeiro de 2017 em
Ver Maisa_espera_do_vicente36

O coração transborda! É essa a sensação que sinto quando fotografo essa família (de volta e de volta). Tudo começou com o aniversário de quinze anos da Tetê, que é irmã da Clau, lá em dois mil e treze. Depois veio o casamento lindo, dos lindos Alane e René, que é seu pai. Até que chegou a hora dela e do Ro dizerem sim. Então fizemos uma e-session em ritmo de salsa na Serra do Mar e registramos esse casamento ma-ra-vi-lho-so. Muito amor envolvido.

Sinto uma gratidão imensa por poder registrar a espera do Vicente nesse momento. E, mais do que isso, por poder ter visto essa família surgir e agora começar a contar suas próprias histórias. Espero que gostem, porque esse pequeno ainda aparecerá muito por aqui. <3

Continuar lendo

Batizado da Luna | Curitiba

20 de dezembro de 2016 em
Ver MaisBatizado da Luninha na umbanda.

Fotografar o batizado da Luna foi muito especial para mim, porque além de eu ter um carinho enorme pelos seus pais, a Lu e o Rafa, e deles terem uma história linda demais, esse é o primeiro “registro oficial” que fiz na casa onde meu coração se sente de fato em casa, que é o Terreiro da Vovó Benta.

Amados, espero que eu tenha conseguido contar essa história com a beleza e delicadeza que de fato ela teve. Gratidão imensa pela confiança.

Continuar lendo

Sobre meu pai, fotografia, hard core e encontros.

15 de dezembro de 2016 em
Ver Mais15110373_1426489824042212_7413074156684608424_o

Vou contar várias histórias misturadas de uma história (que no caso é a minha) para vocês.

Meu pai era um cara que amava fotografia. Ao contrário da maioria das pessoas na época, que reservava as poses dos seus filmes para datas especiais, ele registrava momentos “banais” da nossa família. A correria dos almoços em dia de semana, os cachorros/tartarugas/coelhos no quintal (passarinhos, peixes e marreco também), a criançada brincando encardida depois do colégio, etc.

Quando minha irmã era pequena, foi cobaia de vários estudos fotográficos feitos por ele. “Ensaio Emanuela PB IV” e coisas do tipo. Não sei se digo que não tive a mesma sorte ou se tive mais sorte que ela, porque quando cheguei (nove anos depois), ele já não estava mais nessa e por isso eu “fotografava” (leia: brincava com a câmera) quase tanto quanto era fotografada. Por isso, a fotografia sempre esteve presente no meu cotidiano, como algo básico mesmo.

Mas o primeiro assunto que me chamou a pegar a câmera e me esforçar para ter um resultado esteticamente legal, por uma vontade gigante de guardar aqueles instantes para sempre, foram os showzinhos de hard core que ia quando era adolescente. Era uma sensação inexplicável. Parecia que meu coração pulsava no ritmo de cada música. Assim como hoje parece que ele pulsa no ritmo dos passos de cada noiva que caminha até o altar.

Agora olha que engraçado: há tanto tempo atrás, meu pai já queria mostrar que a felicidade não é medida só pelas grandes comemorações, mas também pelo que é vivido nos intervalos entre elas. E, hoje, o meu trabalho é registrar tudo isso – às vezes as grandes comemorações, às vezes os felizes intervalos.

Que doido é esse quebra-cabeça da vida de cada um, não?

Eu contei tudo isso porque esses caras aí da foto foram minhas primeiras cobaias. Dois deles são da banda que mais fotografava há doze anos atrás. (Essa conta está certa mesmo?!). E o outro foi quem me meteu em tudo isso, me apresentando esse mundo. Obrigada, gente. Obrigada por usarem minhas fotos no perfil do orkut. Fez toda diferença! Obrigada por tudo.

Clique esperto da Fabiana Westphal querida.

Continuar lendo

Casamento | Mari & Cesar | Lapa

12 de dezembro de 2016 em
Ver Maisfotografia-de-casamento-na-lapa-por-barbara-vanzo-33

Talvez quem vê de fora não tenha ideia da conexão que existe (ou que deveria existir) entre o casal que está sendo fotografado e o fotógrafo. Ela é fundamental, afinal é necessário que exista uma permissão para que esse observador entre no universo que aquelas duas pessoas construíram e habitam juntas. Algumas vezes leva um tempo para ser estabelecida e outras parece que sempre existiu. Com a gente foi assim. Nos primeiros instantes que passamos juntos na reunião, já ficou claro para mim que uma delicadeza encantadora permeia essa relação e muitos outros detalhes essenciais e inexplicáveis. Desde aquele dia eu soube que ia fotografa-los, que seria um processo maravilhoso e que só poderia levar a um resultado igual.

Tanto o ensaio da Mari e do Cesar quanto o casamento foram na Lapa, porque a família dela é de lá. E a ideia era mostrar nesses dois momentos um ar mais rústico, porque eles gostam de passar os dias de folga na fazenda. A cerimônia foi muito emocionante e os votos arrancaram suspiros de todo mundo. Já a festa teve elementos brasileiros e chilenos misturados, porque o Cesar é do Chile. Ou seja, tudo teve tudo a ver com a personalidade e a história dos dois.

Amados, gratidão, gratidão, gratidão pela confiança e pelo carinho enormes de vocês. Amei cada minuto nosso. Acho que demorei tanto para postar porque não queria que esse trabalho fosse oficialmente encerrado, hahaha. Mas tenho certeza que vamos nos reencontrar em breve.

Continuar lendo

Os 15 Anos da Carol | Curitiba

28 de novembro de 2016 em
Ver Maisah8a7746

A Carolzinha (assim como toda a família dela!) é pura animação e o seu aniversário de quinze anos não poderia ser diferente. Além de ter sido uma festa linda demais, pensada nos mínimos detalhes, ainda teve muitas surpresas. Uma delas foi a dupla Bruninho & Davi, que apareceu e levou a moçada ao de-lí-rio.

Gratidão a todos pelo carinho e ao Renaclo, meu hermano querido, pelo convite para fotografar esse dia tão encantador com ele. Espero que curtam muito, muito, muito.

Continuar lendo

Aniversário Infantil | 4 Anos da Lívia | Curitiba

17 de novembro de 2016 em
Ver MaisFotografia de aniversário infantil em Curitiba.

Há pouco tempo, apareceu por aqui o aniversário de um ano do Tarso. Agora é a vez do parabéns da Lívia, sua irmã mais velha. Ambas as festas foram em casa, mas essa foi só para a família e teve um clima bem mais intimista, o que não deixou o dia menos divertido. Pelo contrário, como todo mundo estava super à vontade, o que não faltou foram brincadeiras, risadas, abraços e cócegas.

Mais gratidão (se é que isso é possível) a mamãe Vanessa e a todos os queridos, pela confiança e carinho. Espero que curtam muito essa amostrinha e que a gente se reencontre em breve.

Continuar lendo

Descobrir-se

4 de novembro de 2016 em
Ver Mais14902851_1408345135856681_4991432174605025838_o

“Descobrir: tirar o que cobre, o que protege; encontrar o que era desconhecido, o que estava escondido; desnudar-se”.

Essa viagem foi sobre isso. Já faz alguns dias que estou de volta, mas ainda assimilando tudo que aconteceu no Vale do Capão, na Chapada Diamantina.

Eu já sentia que seria um workshop muito diferente de qualquer um dos inúmeros que já fiz, por isso nem tentei imaginar e fui com uma grande tela em branco na mente, confiando na admiração gigante que já sentia pela Caroline Paternostro e pelo seu trabalho. Chegando lá, não demorou para perceber que não seria sobre fotografia, mas sobre autoconhecimento, sobre porque fotografar, sobre a sincronicidade do universo, sobre amor e gratidão.

Éramos dezoito fotógrafos, cada um de um canto do país, se re-conhecendo em uma família que – felizmente – apesar da distância, permanece juntinha.

Nos percebemos como seres em evolução. Descobrimos nossas potencialidades e desafios através do holocromos. Encaramos e acolhemos nossas sombras sem julgamento, pelo contrário, com amparo e muitos, muitos abraços. Silenciamos, olhamos para dentro, meditamos, respiramos, alongamos e flexibilizamos o corpo e a mente. Queimamos nossos medos na fogueira e depois dançamos ao redor dela. Fotografamos a alma dos nossos modelos com as nossas almas. Demos asas às nossas crianças interiores em uma guerra de cores, água e gargalhadas. Foi uma oportunidade linda de amarmos – a nós mesmos, aos outros e ao planeta. Foi um motivo lindo para nos sentirmos gratos para sempre.

Vou começar agradecendo a Carol-essa-Bolinha-de-Luz-no-Mundo por nos proporcionar essa vivência tão intensa e mágica. Micha, Chico, Yuri e Marrie por todas as palavras, abraços, carinho e dedicação que tornaram cada segundo ainda mais especial. E aos hermanos que estavam à bordo comigo: Amanda Teixeira, Bia Rodrigues, Ana Nabuco, Ana Telma, Josi Di Domenico, Josie Cunha, Flavia Cobucci, Thamara Laila, Wendell Wagner, Ellen Casadonte, Fabiola Freire, Janiele Ximenes, Lucas Alencar, Glicia Abreu, Lorena Vinturini e Cleber Junior. Graças a todos vocês, meu olhar sobre a fotografia e sobre a vida certamente não é mais o mesmo.

Gente, eu tentei com todo meu coração contar o que esse workshop significou para mim, mas essas palavras não chegam nem perto. O amor que Carol, Micha, Chico, Yuri, Marrie e o pessoal da Pousada Vila Esperança tiveram com a gente não dá para descrever. Era muito, transbordando em cada detalhe. Por favor, vejam o site do Descobrir-se. Lá tem as palavras e fotos da própria responsável por tudo isso, a visão de cada um dos participantes (uma galeria mais bonita que a outra) e muito mais: descobrirse.com.

Continuar lendo

Barbara Vanzo