Ensaio Feminino | Bruna e a entrega a mãe Gaia | Palmeira

2 de junho de 2017 em
Ver Mais

Fotografar é sempre uma via de mão dupla. Tenha certeza que se algum sentimento desperta do outro lado, também desperta em mim. Fotografar a Bruna foi uma experiência de entrega tão intensa que ainda não consigo falar muito. Mas espero que as fotos falem por nós e também deixo esse trecho da Clarissa Pinkola Estés, do livro Mulheres que Correm Com os Lobos – Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem, que mora na minha cabeceira e me inspira muito.

Bru, gratidão gigantesca por se permitir ser, com todos seus sentidos e sentimentos.

“O anseio pela mulher selvagem surge quando nos encontramos por acaso com alguém que manteve esse relacionamento com ela. Ele brota quando percebemos que dedicamos pouquíssimo tempo à fogueira mística ou ao desejo de sonhar, um tempo ínfimo à nossa própria vida criativa, ao trabalho da nossa vida ou aos nossos verdadeiros amores.

Contudo, são esses vislumbres fugazes, originados tanto da beleza quanto da perda, que nos deixam tão desoladas, tão agitadas, tão ansiosas que acabamos por seguir nossa natureza selvagem. É então que saltamos floresta adentro, em meio ao deserto ou à neve, e corremos muito, com nossos olhos varrendo o solo, nossos ouvidos em fina sintonia, procurando em cima e embaixo, em busca de uma pista, um resquício, um sinal de que ela ainda está viva, de que não perdemos nossa oportunidade. E, quando farejamos seu rastro, é natural que corramos muito para alcançá-la, que nos livremos da mesa de trabalho, dos relacionamentos, que esvaziemos nossa mente, viremos uma nova página, insistamos numa ruptura, desobedeçamos as regras, paremos o mundo, porque não vamos mais prosseguir sem ela.

Uma vez que as mulheres a tenham perdido e a tenham recuperado, elas lutarão com garra para mantê-la, pois com ela suas vidas criativas florescem; seus relacionamentos adquirem significado, profundidade e saúde; seus ciclos de sexualidade, criatividade, trabalho e diversão são restabelecidos; elas deixam de ser alvo para as atividades predatórias dos outros; segundo as leis da natureza, elas têm igual direito a crescer e vicejar. Agora, seu cansaço do final do dia tem como origem o trabalho e esforços satisfatórios, não o fato de viverem enclausuradas num relacionamento, num emprego ou num estado de espírito pequenos demais. Elas sabem instintivamente quando as coisas devem morrer e quando devem viver; elas sabem como ir embora e como ficar.”

Continuar lendo

Ensaio Primeiros Dias | Benjamin | Curitiba

11 de maio de 2017 em
Ver Mais

A Kelli e o Rodrigo apareceram aqui quando estavam esperando o Benjamin. Agora que ele chegou, repetimos a dose, com direito a participação da família toda. Avós e tios, todos apaixonados. Eles optaram por isso, porque todas essas pessoas estão sendo muito presentes nesses primeiros dias do pequeno. Fico pensando como esses registros serão valiosos quando o Ben puder entender essa história. Fotografia é sobre tanto e também sobre isso; sobre construir memórias; sobre gratidão, família e significado.

Queridos, agradeço demais pela confiança, pelo carinho e pela entrega de todos. Nos vemos mais uma vez em breve.

Continuar lendo

Ensaio de Gestante | A Espera do Benjamin | Curitiba

26 de abril de 2017 em
Ver Mais

Um dos significados de “Benjamin” é “filho da felicidade”. Na tarde que fotografei a Kelli e o Rodrigo tive certeza que a escolha desse nome foi muito acertada. Foi um daqueles dias meio frios e meio nublados, típicos de Curitiba, mas a casa dos dois dos três estava quentinha de tanto amor.

Espero que gostem muito desse primeiro ensaio, porque logo o pequeno chega e terão mais fotos dele por aqui.

Continuar lendo

Amadores | Diego, ilustrador | São Paulo

17 de abril de 2017 em
Ver Mais

amador (adjetivo substantivo masculino)
1. que ou o que ama; que ou o que tem amor a alguma pessoa; amante; apreciador; entusiasta.

O que vem a sua cabeça quando se fala em “retratos corporativos”? Pois é. Esse é um trabalho que sempre ofereci, mas nunca pensei em divulgar porque isso que você imaginou também era o que eu imaginava que as pessoas imaginavam. Deu para entender? Hahaha. Até que um dia parei para olhar as imagens que já havia produzido e percebi que cada uma carrega uma história cheia de amor e verdade, então me vi apaixonada por elas como no momento de cada clique e resolvi dividir com vocês. É uma série sobre profissionais que tem a coragem e a felicidade de viver do que faz seus corações vibrarem. Sobre os que amam o que fazem. Sobre amadores. Espero que gostem.

Continuar lendo

Casamento | Natasha & João | Arapoti

10 de abril de 2017 em
Ver MaisO casamento em casa da Natasha e do João.

O casamento da Natasha e do João foi em Arapoti, uma cidadezinha no interior do Paraná que surgiu de uma colônia holandesa. Fui até lá registrar essa celebração cheia de tradições e significados diferentes do que estamos acostumados, a convite do amigo querido Brian Baldrati. Foram dois dias de festa (um mais lindo que o outro). No primeiro, aconteceu a cerimônia civil, só para os convidados mais íntimos, no jardim de casa, abençoado pela luz mais dourada do sol se pondo nas montanhas. Espero que gostem muito, porque logo aparece por aqui também o segundo dia.

Continuar lendo

Aniversário Infantil | 3 Anos do Theodore | Curitiba

25 de março de 2017 em
Ver Mais

Registrar esse dia foi um grande presente disfarçado de acaso. A Renata e o Mathieu na verdade são clientes da Evary Leal, que foi minha professora de fotografia e hoje é também minha amiga, mas ela não estaria aqui na data, então eu fui. Imagina o coração como acelera com a responsabilidade de ter sido indicada por um mestre, haha.

Foi uma festa linda, não só por causa da decoração cheia de detalhes e das brincadeiras fantásticas. Mas também porque era visível a cada momento que não era apenas o aniversário do Theo que estava sendo celebrado. A família e a amorosidade nas relações também estavam sendo celebradas. Todo mundo virou pirata e se divertiu demais.

Minha gratidão a todos os envolvidos, pela confiança e carinho.

Continuar lendo

Ensaio de Gestante | A Espera da Ana Clara | Ilha do Mel

14 de março de 2017 em
Ver Mais

Todas as pessoas que a fotografia traz para minha vida se tornam especiais de alguma forma e algumas delas se tornam ainda mais. Esse é o caso da Cintia e do Chico. Desde dois mil e doze, fotografo “outras famílias da família deles”. A gente sempre se encontra, porque eles são muito queridos, unidos e maravilhosos. Até que em dois mil e quatorze, chegou a vez dos dois. Então nós fomos para a Lapa fazer a e-session deles. Depois veio a cerimônia religiosa e por fim a festa de casamento. Mais dois anos passaram e chegou o momento da gente registrar a espera da Ana Clara, que está vindo aí para trazer ainda mais luz para este mundo.

Seus lindos, na verdade não consigo explicar o tamanho da minha felicidade por poder ter o meu caminho entrelaçado com o de pessoas tão incríveis como vocês. Quando o Chico fala “eu não to vendo nada aqui, mas eu vou porque confio em você” parece que meu coração vai explodir de plenitude. Gratidão imensa por todo carinho e por toda confiança. Obs: Espero que agora você veja (e goste!) do resultado, Chico. Em breve a gente se reencontra.

Continuar lendo

Casamento | Luisa & Alan | Colombo

30 de janeiro de 2017 em
Ver Mais

Primeiro foi o ensaio pré-wedding muito fofo, que fizemos em São Paulo, onde moram. Depois o casamento religioso fofíssimo, aqui em Curitiba. Agora chegou a hora do casamento civil, com direito a uma festa que foi uma explosão de fofura.

Como já contei, a Luísa é daqui e conheceu o Alan quando se mudou para fazer faculdade e lá estava ele no mesmo curso que ela. Sendo assim, eles organizaram as comemorações a mais de quatrocentos quilômetros de distância. Essa informação fica ainda mais surpreendente diante de todos os detalhes tão mimosos desses dois dias. Foi tudo perfeito! Começando pelo making of da Lu, que aproveitou seu dia dando risada na companhia da mamãe e das irmãs. A cerimônia foi muito emocionante, com direito a alianças levadas pelas avós e muito amor em formato de lágrimas rolando no rostinho da maioria dos convidados e dos fotógrafos e cerimoniais. Sobre a decoração e o estilo dos padrinhos nem vou falar nada. Vou deixar vocês verem com os próprios olhos (e já aviso para deixar a pastinha de referências aberta).

Lu e Alan, gratidão por toda confiança e por todo carinho de vocês. Espero que as fotos consigam contar essa história com muito amor e delicadeza.

Continuar lendo

Casamento | Luísa & Alan | Curitiba

18 de janeiro de 2017 em
Ver Mais

A Luísa e o Alan já apareceram por aqui, no ensaio fofo deles, que fizemos lá em São Paulo, onde moram. Agora é a vez da cerimônia de casamento religiosa. Foi um momento bem intimista, só para a família e os padrinhos, mas não deixou de ser lindo e muito emocionante. Pelo contrário – os abraços, sorrisos e lágrimas dominaram a capela.

Fico aqui torcendo para gostarem muito do que tem aqui embaixo, porque é só um aquecimento. No dia seguinte teve uma super festa, que logo aparecerá também.

Continuar lendo

Ensaio de Gestante | A Espera do Vicente | Curitiba

10 de janeiro de 2017 em
Ver Mais

O coração transborda! É essa a sensação que sinto quando fotografo essa família (de volta e de volta). Tudo começou com o aniversário de quinze anos da Tetê, que é irmã da Clau, lá em dois mil e treze. Depois veio o casamento lindo, dos lindos Alane e René, que é seu pai. Até que chegou a hora dela e do Ro dizerem sim. Então fizemos uma e-session em ritmo de salsa na Serra do Mar e registramos esse casamento ma-ra-vi-lho-so. Muito amor envolvido.

Sinto uma gratidão imensa por poder registrar a espera do Vicente nesse momento. E, mais do que isso, por poder ter visto essa família surgir e agora começar a contar suas próprias histórias. Espero que gostem, porque esse pequeno ainda aparecerá muito por aqui. <3

Continuar lendo

Barbara Vanzo